SEO para Youtube: como otimizar seus vídeos

29/11/2018

Com mais de 1 bilhão de visitas mensais, o Youtube hoje é a segunda plataforma mais utilizada para buscas no mundo, atrás apenas do Google. A plataforma foi criada para possibilitar que os usuários de assistam, carreguem e compartilhem vídeos no digital, mas através do tempo se tornou uma poderosa rede social, se tornando uma grande aliada da publicidade por meio da estratégia de produção de conteúdo.

Você já conhece a importância do SEO para engajar os textos em seu blog, mas entende a relevância da otimização de vídeos no YouTube? Nós iremos te ajudar.

O SEO do seu vídeo é fundamental para que o seu conteúdo disponibilizado no virtual seja de alguma maneira encontrado por mecanismos de buscas, assim seu material será inserido na fila de resultados quando alguém pesquisar por determinado assunto, por isso é importante conhecer os critérios de classificação no YouTube.

Métricas do YouTube

O YouTube utiliza uma série de fatores para organização de vídeos, desde o histórico de buscas pela internet até a credibilidade do canal que hospeda o conteúdo. Parte disso engloba ações de engajamento do seu público, que serão essenciais para o seu material ganhar destaque. Por exemplo, a porcentagem de pessoas que assistiram seus vídeos é importante para identificar padrões de espectadores.

Além disso, é importante analisar se as pessoas estão comentando em seu vídeo, pois isso é um indicativo de que gostaram do conteúdo disponibilizado e até mesmo um sinal de que assistiram até o final. Outro fator importante é o número de compartilhamentos e curtidas do material porque traduz a qualidade da informação. Mas, é fundamental ficar atento aos feedbacks positivos e negativos. E, claro, observar o número de inscritos no seu canal.

Dicas de como otimizar seus vídeos no Youtube

  • Nome do arquivo

A otimização do seu vídeo no YouTube inicia no momento em que o arquivo é carregado na plataforma, pois facilita a compreensão da temática do conteúdo. É importante inserir a palavra-chave.

Exemplo: “seo-para-youtube”.

  • Título do vídeo

É através do título do seu vídeo que você vai atrair o público. Sendo um dos pontos mais importantes para a ferramenta de SEO, pois é dessa forma que será informado ao buscador qual o conteúdo tratado no material. Inclua as palavras-chave relevantes e se necessário o nome da sua empresa. No título você deve sintetizar todo o conteúdo em poucos caracteres.

  • Descrição

Assim como o título do vídeo, a descrição é fundamental para os buscadores. Portanto, atente-se para uma descrição relevante, procurando incentivar o público a assistir seu conteúdo. Aqui também, você pode solicitar para os usuários se inscreverem em seu canal e indicar suas redes sociais.

  • Utilize as tags

As Tags são essenciais para as indexações e para quem busca o conteúdo. O YouTube possui integração direta ao Google, então é fundamental procurar as palavras que tem possibilidade de ranquear nas duas plataformas. Além disso, crie tags que tenham relação com o título e descrição do seu vídeo.

VOLTAR