Daenerys Targaryen: a maior especialista em marketing de Game of Thrones

03/10/2018

O primeiro semestre de 2019 será marcado pela 8ª e última temporada de Game Of Thrones, série mais bem sucedida da HBO no momento. Revendo as passagens dos principais personagens da trama, uma nos chama bastante atenção: Daenerys Targaryen.

A princesa, que está mais forte do que nunca na série, mostrou que entende muito de Marketing. Sim, você leu bem, Marketing.

Confira as 7 lições que a mãe dos dragões nos ensinou sobre o assunto na série recordista de prêmios Emmy:

1- Marcas precisam de um objetivo

Para iniciar um posicionamento, é preciso de planejamento e é impossível se programar para algo sem um objetivo. Antes de iniciar sua jornada, Daenerys já sabia muito bem o que queria: tomar de volta o trono de Westeros. Por isso, todas as suas ações são tomadas com este propósito em mente.

Muitas vezes, Gestores de Marketing esquecem do objetivo traçado lá no início e acabam chegando à um lugar completamente diferente do planejado. Isso impede que a marca cresça e se solidifique no mercado, gerando um grande desperdício de recursos financeiros e humanos.

 

2- Saiba o que o seu público quer

Uma das funções do Marketing é atingir a expectativa do consumidor e parece que a última descendente dos Targaryen entende muito bem disso. Durante a Tormenta das Espadas, terceiro livro da saga, a cada território conquistado, a Rainha dos Ândalos sempre estava atenta às demandas locais. Logo, ganhou diversos títulos por ganhar a confiança de seu povo.

 

3- Esteja preparado para crises

Desde o momento que uma marca se dispõe a comunicar-se com pessoas, ela está passível de problemas. Para se precaver, é importantíssimo ter um bom Relações Públicas e mais uma vez Daenerys mostrou-se muito esperta. Podemos afirmar que ela tem o melhor RP de toda série: Tyrion Lannister.

Durante a série, além de gerenciar dezenas de conflitos, Tyrion respondia rapidamente e sabiamente a qualquer tipo de questionamento feito pelos personagens da série. Tyrion conseguiu sobreviver, até agora, usando apenas suas palavras.

4- Olho na concorrência sempre

Marketing também é monitorar concorrência. Esta tarefa é extremamente importante e ainda mais na série - esquecer que existem concorrentes pode lhe custar a sua vida no mundo de GoT. Na última temporada, Daenerys mostrou-se bem atenta aos acontecimentos em Westeros. Ainda mais agora que possui Varys, personagem famoso por saber de tudo, em seu time. Assim, ela chegará em sua cidade natal sabendo como se posicionar e agir perante a todos.

 

5- Discurso alinhado do início ao fim

Se uma marca diz que é a favor de Y, ela deve manter-se consistente em seu discurso. Uma comunicação alinhada garante bom posicionamento e fidelidade de público. Além disso, diminui brechas para crises.

Daenerys, em toda série, nunca voltou atrás em seu discurso. Ela fala e faz.

 

6- Planejamento é o segredo do sucesso

Ações sem planejamento tendem a fracassar, e parece que a mãe dos dragões sempre teve essa lição em mente. Imaginem só se Daenerys simplesmente chegasse em Westeros sem exército e seus dragões? Provavelmente seria morta por algumas das famílias locais. Sabiamente, ela se planejou para atingir seu objetivo que está cada vez mais próximo. Conseguiu um exército poderoso, 3 dragões e uma frota imensa de barcos para chegar em sua cidade natal.

 

7- Parceiros podem fortalecer sua marca

Co-branding é um dos meios que garantem uma popularidade maior em menos tempo. Além do mais, às vezes é possível conseguir novos recursos com a marca parceira. Daenerys não esqueceu disso! Na última temporada vimos que a mesma conseguiu as famílias Tyrell, Martell e Greyjoy como aliadas. Nessa parceria, conseguiu uma frota gigante de barcos que garantiu sua viagem rumo à Westeros.

Será que Daenerys será bem sucedida em suas ações na próxima temporada? Não sabemos. Mas após essa leitura vimos que caso ela vivesse em nossa época, seria uma ótima profissional de Marketing.

 

Fonte: Administradores
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