Blog corporativo, a ferramenta de conteúdo na internet

23/07/2015

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O consumo de conteúdo na internet, como já dito anteriormente, é hoje o que mais atrai o consumidor quando ele busca, em especial, originalidade e interatividade. O blog corporativo é uma ferramenta que oferece conteúdos informativos, educativos e também de entretenimento para o público.

Uma empresa que já possui este instrumento de conteúdo sai na frente da sua concorrência, pois consegue estreitar uma relação com o cliente, ouvir o que ele tem a dizer sobre a marca, e também se aproximar de novos consumidores por meio das informações prestadas.

Porém, um conteúdo de relevância deve partir de um blog bem escrito e estruturado, com publicações frequentes sobre todo o universo da marca, como produtos, novidades, promoções e notícias. É preciso que o blog contenha informações interessantes para o usuário, e para isso, uma estratégia de marketing de conteúdo auxilia na construção deste conceito.

Compartilhados mundo afora, os blogs são febre entre os internautas, que se sentem muito mais a vontade para comprar alguma coisa quando já conhecem sobre o produto ou serviço. Por agregar uma grande comunidade online, os blogs também acumulam uma grande quantidade de fãs, que se tornam evangelistas daquela marca, e além de consumir conteúdo divulgam o nome do negócio por toda a rede.

Oportunidade de manter o site sempre atualizado


O blog torna possível a maior visibilidade do negócio e do site, de forma rápida e prática. Qualquer empresa que quer ter sucesso no meio digital necessita incluir o blog na sua estratégia de marketing digital.

Além da confiança do público, outro ponto muito importante na criação de um blog e seu abastecimento com conteúdo, é o posicionamento na busca orgânica do Google. Blogs que são constantemente atualizados com conteúdo relevante, além de atrair possíveis clientes de produtos ou serviços, aumentam muito o SEO do site.

Para entender esse mecanismo melhor, há de se pensar como o próprio Google: um site que é colocado no ar e nunca mais recebe atualizações não merece o mesmo posicionamento de um site que fala periodicamente sobre algum assunto. No meio digital é preciso cercar seus consumidores de todas as formas, sem ser invasivo, e sim de maneira que eles enxerguem que o produto ou serviço marca presença na internet, e é referência dentro do seu nicho.

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O internauta busca um blog com informação, não uma vitrine de produtos


Uma falha comum cometida no início de uma estratégia de marketing para blog de lojas virtuais é que muitas empresas não sabem definir a hora exata de vender o seu produto dentro de determinado conteúdo, ou de fazer apenas um post informativo. O blog não deve ser utilizado para comercializar os itens disponíveis no site, e sim para atrair interesse e tráfego de visita de potenciais clientes.

Lembre-se: o que atrai o internauta para o blog de alguma marca, não é a vontade de comprar, e sim o interesse em informação. Links de produtos inseridos de maneira sutil dentro do post podem e devem ser utilizados, sempre que bem casados com o tema proposto.

Dentro do blog de um e-commerce a questão SEO não é diferente. Cada post criado precisa render à loja virtual a atenção dos visitantes e os melhores resultados nos mecanismos de busca. E-commerce que não possui um blog associado a ele, está perdendo uma oportunidade ímpar de promover a marca a um custo bem mais baixo que dos outros canais, como links patrocinados, por exemplo.

Outra boa estratégia para manter um blog dentro do e-commerce é o relacionamento estabelecido com o cliente. No blog o cliente pode ter um retorno imediato, a marca pode ter acesso à opinião dos clientes e ainda reforçar a sua imagem. Combinado com as mídias sociais, o blog ajuda a manter o fã dentro das novidades e tendências da marca.

No site ou no e-commerce, o blog precisa contar com conteúdo relevante, original e constantemente atualizado, sempre adequando a linguagem do público-alvo com os assuntos que estão em alta. Planejamento é a melhor estratégia. Assim, o blog vai dar “cara” à marca e permitir que os clientes fiquem sempre presentes.

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