9 razões para investir em marketing de conteúdo

24/07/2018

Você não precisa ir muito longe para entender a importância do marketing de conteúdo: o próprio Google é uma das maiores empresas de tecnologia do mundo (e das bolsas de valores) justamente porque tem muito conteúdo. Agora, se você está produzindo conteúdo, mas não está conseguindo o retorno esperado, talvez o problema seja a qualidade dele.

O marketing de conteúdo é um dos setores que auxiliam o crescimento das empresas porque conseguem fidelizar os clientes e aumentar as vendas. Mas a estratégia não visa a venda final em si, mas sim o processo que atinge diferentes públicos em diferentes situações, conhecido como funil de vendas.

Confira agora 10 razões para investir no marketing de conteúdo

1 – O aumento do ROI
O ROI é o Retorno sobre Investimentos. Ele mostra se o capital investido em algum período gerou lucros ou gerou prejuízos. Quando planejado de forma coerente, o ROI é positivo. Com a aplicação do conteúdo, aumenta-se o valor da marca e também das vendas. Isso porque a mensuração do ROI vai dizer se a estratégia de conteúdo será continuada ou modificada.

  • O conteúdo criado trouxe novos clientes?
  • Fez a empresa economizar dinheiro?
  • Reteve esses clientes?

Um estudo feito há alguns anos mostrou que mais de 540% das empresas tiveram como principal fonte de clientes as práticas de inbound marketing.

2 – É investimento
O marketing de conteúdo tem que ser visto como investimento e não gasto. Logo, uma campanha tradicional tem que ser moldada para o seu público, em contrato temporal. Quanto mais o anúncio estará no ar, maior o valor. No caso do marketing de conteúdo não é assim que funciona: o investimento é mais barato e a tendência é que o retorno cresça a cada dia que passa. Se o seu conteúdo for valioso e relevante, ele sempre será um atrativo, uma atração e um elo importante para a estratégia. Aqui estamos falando em algo chamado de conteúdo evergreen – que é aquele que ultrapassa o tempo e é durável por um longo período. O seu futuro cliente pode acessar o artigo hoje ou daqui 5 anos, que ele vai continuar fazendo sentido, sendo atual, importante. Portanto, o investimento é muito válido, vai gerar retornos financeiros no longo prazo.

3 – Segmentação
Esse é um tópico complementar aos anteriores. A segmentação é uma das vantagens do marketing de conteúdo. Isso porque essa forma de gerar conteúdos pode ser feita de forma segmentada – o que é uma novidade frente ao marketing tradicional. Se você faria um investimento em um outdoor ou em uma página de revista, teria que pensar em algo mais geral para atingir o maior número de pessoas possível. Agora, não. Você pode mandar um e-mail marketing bastante especifico para algumas pessoas. E é dessa forma que toda empresa consegue chegar diretamente às suas personas.

4 – Mensuração
A partir da segmentação e do ROI, será possível conseguir mensurar os resultados. Outro dos motivos para investir em marketing de conteúdo é que você pode testar tudo a todo o momento. Se estiver dando certo, você dá continuidade. Se não, você muda. E você não precisa de muito para saber que mensurar resultados é um fator essencial para a melhoria constante dos resultados. Quer entender isso melhor? Então, pensa no tráfego…

  • Como será que está indo a sua estratégia?
  • Ela chega ao cliente?
  • É convertida?
  • Dá para identificar quais são os pontos positivos e os negativos da sua campanha?

Tudo isso vai gerar retornos e análises.

5 – É mais barato
Quase todas as campanhas digitais são mais baratas do que as tradicionais. E, dessa forma, é possível priorizar os anúncios da comunicação – isso a torna rentável. No marketing de conteúdo, não há custos diretos para criar perfis nas mídias e comprar layouts – e isso é muito mais em conta do que os anúncios feitos na TV ou nas revistas. Além do que estamos falando em conteúdos evergreen – que são duradouros.

6 – São versáteis
Outra das razões para investir em marketing de conteúdo é que eles são versáteis para várias estratégias da sua empresa. Você pode ter uma estratégia configurada para a sua empresa, pequenas ações para gerar leads, campanhas para fidelizar clientes… Em tudo é possível inserir o marketing de conteúdo. Por exemplo, o e-mail marketing é um aliado nesses pontos todos. Você pode enviar campanhas para suas listas de clientes. E pode também aliar outros conteúdos para essas mensagens, disponibilizando materiais para pessoas especificas, com ofertas também exclusivas. Quer outro exemplo? Você pode usar o material criado para um blog como conteúdo para as mídias sociais – através do compartilhamento no Facebook e no Twitter.

7 – Especialização
Com o marketing de conteúdo dá para mostrar para o mundo que você consegue ser especialista no seu mercado de atuação. Hoje em dia a informação é constante na vida das pessoas e isso faz com que elas façam muito mais seleções do que antes – os leads vão comprar as empresas que sabem o que estão fazendo. A ideia do marketing de conteúdo é, entre outras, posicionar o seu negócio como referência de mercado – e isso tem a ver com produtos, serviços e tudo mais que for relevante.

8– Informação é tudo
Como você acha que os compradores chegam até seus produtos? Geralmente, eles usam ferramentas digitais para tirar dúvidas e encontrar as soluções para seus problemas. Algumas vezes, nem eles sabem que tem esses problemas que podem facilmente ser resolvidos. É a partir do marketing de conteúdo e online que se pode aprender mais sobre negócios. A ideia geral consiste em criar conteúdos perenes e relevantes para suas personas. A partir disso, as pessoas conhecem mais o seu negócio, interagindo com o conteúdo.

9 – Aproximação
A última das razões para razões para investir em marketing de conteúdo é sobre a possibilidade de aproximar a sua marca do seu cliente. Não podemos deixar de destacar que o marketing de conteúdo ajuda a sua empresa a ter contato direto com seu público-alvo. A ideia é a seguinte: visitantes, leads, clientes. Essa é uma ordem de sucesso no marketing digital. E quanto mais eficiente, dinâmico e relevante for o seu conteúdo, mais sucesso terá nesse cronograma de vendas.

 

O conteúdo foi publicado originalmente pelo blog Nomadan
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