Mais de 10 tipos de e-mails automatizados que seu e-commerce deveria estar enviando

14/05/2018

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E-mails automatizados se tornaram uma parte essencial de qualquer campanha de marketing bem sucedida, especialmente em e-commerce. Graças a elas você consegue impactar sua audiência no momento exato em que ela precisa e que está mais próxima de converter.

O que são e-mails automatizados?

E-mails automáticos podem ser mensagens individuais ou uma campanha mais extensa. Por exemplo, quando um novo cliente entra na sua base você pode enviar para ele uma série de e-mails contando uma história e explicando sobre a sua missão ou mandar apenas uma mensagem simples de agradecimento.

A partir do momento que você configura uma condição específica, basta você publicar sua campanha e pronto! Sempre que algum usuário atender essa condição eles vão receber um e-mail em tempo real.

Mas quais tipos de e-mails automatizados é importante para o e-commerce?

1- E-mail de agradecimento

E-commerce e profissionais de marketing estão sempre pedindo que seus usuários façam algo em seu site. Se inscrevam em uma newsletter, façam o download de um e-book, preencham uma pesquisa e outras coisas. Quando você faz isso, o mínimo que deve fazer é agradecer seu usuário, seja com uma mensagem simples ou com algum desconto/benefício.

2- E-mail de bem-vindo

Agradeça seus usuários por terem se inscrito, avise eles com que frequência eles vão receber suas novidades e os tipos de tópicos que você irá abordar.

3- Conheça o time

É importante você se aproximar de seus clientes e ter uma relação mais humana. Apresentar as pessoas por trás do seu site pode ajudar sua marca com isso. Nesse caso, um e-mail de “Conheça o nosso time” pode ser uma ferramenta excelente para mostrar proximidade e até mesmo expertise no segmento de atuação da sua empresa.

4 - Seu pedido está a caminho

E-mails de acompanhamento de pedido são populares, principalmente no varejo online. Clientes que esperam por um pedido estão geralmente ansiosos e as vezes até um pouco nervosos e preocupados com a entrega. Envie e-mails informando que o pagamento foi bem sucedido, que o pedido já foi preparado, que o pedido foi enviado ou até que ele já foi entregue.

5 - Recomendações

Uma das grandes vantagens do marketing digital é a sua capacidade enorme de segmentação e de apresentação de conteúdo relevante para resolver os problemas específicos de cada cliente. Se você quer entregar valor para seus consumidores, preste atenção em como eles interagem com seu site, que produtos eles estão comprando e o que mais lhe interessa. Você deve conectar os pontos e fazer recomendações precisas para suas necessidades com base no que eles observaram na sua loja virtual.

6- Atualizações do seu blog

Se você é interessado em marketing de conteúdo ou e-commerce é muito provável que você possua um blog. Não pelo simples fato de possuir um blog, mas para possuir um canal para atrair novos clientes. Se com seu blog você é capaz de responder as perguntas que seus consumidores estão fazendo e resolver problemas que eles tendem a encontrar, existem boas chances de seu blog ser uma importante ferramenta. Nesse caso, envie e-mails automatizados para seu seguidores com as novidades em primeira mão do seu blog.

7- E-mails de reativação

As pessoas geralmente se esquecem de coisas que já começaram, e isso também é válido para as suas marcas favoritas. Elas podem serem fãs da sua marca, mas eles simplesmente pararam de visitar seu site ou loja física. Nesse caso, você não deve simplesmente aceitar esse comportamento. Ative uma campanha de reengajamento e envie uma mensagem sempre que o usuário parar de abrir suas mensagens por mais de X dias.

8- Seu código de desconto irá expirar em breve

A maioria dos e-commerce tenta ganhar seus clientes utilizando códigos de desconto, e a estratégia tem uma importância indiscutível para o negócio. Porém, se eles forem utilizados frequentemente, vão cortar sua margem de lucro e acostumar sua audiência. Por isso, utilize os códigos de desconto de maneira sábia. Se a ideia é que eles sejam algo valioso, é importante que eles sejam distribuídos apenas em campanhas específicas, caso contrário perderá o valor para o consumidor.

9- Follow-up de conteúdo

Automação de marketing envolve acompanhar o comportamento do público e fazer o uso correto das informações coletadas. Uma dessas táticas foca em armazenar os dados da navegação de seus usuários (por exemplo, as páginas que ele visitou no seu site) e se enviar uma mensagem que aborde um tópico parecido com esse.

10 - E-mails de aniversário

Todo brasileiro associa aniversário com presentes. Então enviar para os usuários uma mensagem de parabéns com um pequeno incentivo financeiro, pode ser exatamente o que eles estavam precisando para fazer uma compra no seu e-commerce. Para isso, tudo que você precisa fazer é coletar a data de aniversário e criar uma régua automática de envio dessa mensagem.

11- E-mail de abandono de carrinho

Mais de 68% dos carrinhos em uma loja online são abandonados, de acordo com um estudo da SaleCycle. Isso é um problema sério para a maioria dos e-commerce, mas pode ser resolvido. Além de campanhas de retargeting em mídia de display, você pode utilizar também campanha de e-mail de carrinho abandonado. Essas mensagens são enviadas automaticamente poucos minutos após o usuário ter deixado o seu site sem ter feito uma compra. Um lembrete pode aumentar muito sua taxa de conversão, especialmente se os seus consumidores estiverem de fato interessados na oferta.

12- Mensagens para gerar experimentação de novos produtos

As empresas sempre querem que seus clientes comprem mais frequentemente, mais quantidade de produtos em uma única compra e que gastem mais por pedido. E isso não é nenhuma surpresa, já que estamos olhando sempre para o ROI de cada iniciativa.

Esse tipo de e-mail é bastante comum em empresas de hotelaria e o objetivo principal é que o consumidor gaste mais na compra. Por exemplo, a empresa convence o cliente a ficar mais tempo em um hotel ou a escolher um quarto mais luxuoso (e também mais caro).

12- Se junte a comunidade

Não existe nada melhor que clientes fiéis, que divulgam e defendem sua marca por onde passam. Mas infelizmente esse tipo de cliente não nasce em árvore. Para ter clientes apaixonados, é importante que você os deixe mais expostos possíveis a sua marca, impactando-os por todos os canais. Uma forma de fazer isso é convidando-os para visitar seu site e também seguir seus canais de mídias sociais, além de participar de grupos e fóruns de discussão. Convide eles a fazerem parte da sua comunidade e não apenas comprarem seus produtos.

Fonte: Profissional de ecommerce
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