A importância do Facebook Ads para o marketing digital da sua marca

16/07/2015

Quando se fala em marketing para Facebook ou demais mídias sociais, o que vem a mente de muitas empresas é um serviço de baixo custo, já que possui ferramentas de trabalho gratuitas. Mas engana-se quem vê o marketing digital de resultados apenas dessa forma.

Alavancar a imagem de uma marca é um investimento de tempo, pesquisa e muita produção de conteúdo. No entanto, o que possibilita a inserção de médias e pequenas empresas nesse meio, ao contrário da publicidade tradicional, é a oportunidade também de crescer de forma orgânica, daí esse certo preconceito em investir em publicidade digital.

Alcance mais pessoas com a mídia paga no Facebook


A publicidade paga nas mídias sociais, bastante conhecida no Facebook, e recentemente iniciada também em outras plataformas como o Instagram, permite que empresas e marcas possam investir em anúncios com texto e imagem.

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No Facebook, os anúncios são divulgados em um formato padrão, que podem promover tanto o site quanto a fanpage, neste caso, a publicidade pode ser para conquistar novos fãs na página ou o envolvimento em uma publicação da página. A promoção de um post faz com que ele apareça na parte superior do feed de notícias, com uma visibilidade maior, que pode atingir os fãs da marca e novos fãs.

O grande diferencial da publicidade paga no Facebook está justamente no seu poder de segmentar públicos, seja por idade, cidade, estado civil, sexo e até mesmo interesses pessoais. Ele consegue, por exemplo, oferecer uma pós-graduação para mulheres, solteiras, com idade entre 20 e 30 anos, interessadas em moda, na cidade de Criciúma.

O Facebook Ads baseia cada anúncio em perfis e interesses do público-alvo desejado, podendo direcionar a publicidade também a coisas que o usuário ainda esteja planejando fazer, como uma viagem. Através de importação de listas de e-mail se pode ainda criar anúncios personalizados, como campanhas destinadas apenas para pessoas que se chamem João.

Ao contrário do Google Adwords, que mostra o anúncio apenas para a pessoa que está decidida sobre o que procura e digita aquela palavra chave, o Facebook Ads consegue criar a necessidade de compra de algum produto. Por exemplo: anunciar qualquer produto da Adidas para quem curte a fanpage da marca. Em resumo, o Ads gera a demanda, e o Adwords capta a demanda já existente.

Facebook Ads e conteúdo orgânico tem que caminhar juntos


Com as constantes alterações no algoritmo do Facebook, o alcance das publicações orgânicas vem sofrendo declínio, e mais do que nunca a publicidade com Ads trabalha junto de uma estratégia digital em alcançar mais pessoas e com mais precisão.

Mas de nada adianta investir no Facebook Ads para conseguir novos fãs para a fanpage se ela não é abastecida com conteúdo orgânico diariamente. A página precisa trazer para seu público algo que o ensine sobre a empresa e os produtos que ele se dispôs a acompanhar. Ele quer ver algo que o entretenha, ou que de alguma forma agregue valor para a sua vida.

Grande parte das marcas foca na rede social como o principal instrumento de suporte ao seu negócio. É por meio dela que buscam hoje mostrar que atrás da fanpage daquela empresa existe um trabalho bastante humanizado.

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Por todas essas informações e estudos frequentes que vem sendo feitos no marketing digital dentro do Facebook, que é extremamente importante a marca reservar um valor para investimento mensal em Ads, conciliando a aquisição de novos fãs com o aumento do alcance do conteúdo.

Saber usar dessas funções é uma das prioridades para as empresas se colocarem como destaque dentro do seu segmento na plataforma digital. E mais do que isso, complementar esse investimento com todo o planejamento de Adwords, SEO, e conteúdo, que compõem a estratégia digital de uma marca para atingir audiência qualificada e benefícios específicos.

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