5 maneiras das marcas interagirem nas redes sociais

28/09/2017

[caption id="attachment_2568" align="alignleft" width="1000"]redes sociais redes sociais[/caption]

As redes sociais têm a capacidade de derrubar o muro que separa empresas de pessoas, permitindo uma comunicação mais próxima entre marcas e clientes. Nesse ambiente, as empresas conseguem conhecer seus consumidores, seus perfis de compra e aprendem com suas preferências e reclamações.

Essa relação de proximidade traz vantagens para os dois lados: as marcas entendem melhor as necessidades dos seus consumidores, enquanto estes recebem um tratamento mais alinhado com suas expectativas.

O site AdNews listou cinco possibilidades de interação criadas pelas redes sociais que ajudam a aproximar as marcas de seus clientes:

1 - Perfil social da marca

Estar presente nas mídias sociais é ser visto, encontrado e lembrado. Pra isso, é preciso manter um perfil próprio, que dê um rosto à pessoa. O mesmo raciocínio se aplica para as marcas.

Mas atenção: perfil não atualizado é perfil esquecido. Não basta estar nas redes sociais, é preciso ser ativo, produzir conteúdo e interagir com o público.

2 - Parceria com influenciadores

A relação com influenciadores digitais abre uma nova possibilidade no universo de estratégias de marketing na mídia social.  Com ela, as marcas se comunicam com seu público-alvo por meio de ações junto a personalidades que possuem a atenção e a credibilidade de sua audiência.

3 - Análise de comportamento

As mídias sociais também são um verdadeiro banco de dados a céu aberto. Além das informações fornecidas para a criação de um perfil, os usuários deixam rastros por meio de postagens, curtidas, compartilhamentos e outras interações que permitem analisar seus hábitos de consumo e programar ações de marketing personalizadas.

4 - Posts patrocinados

Uma estratégia de marketing fundamental para uma marca atingir seu público, e, mais que isso, atrair nova clientela, são os posts patrocinados nas mídias sociais.  Com os conteúdos patrocinados é possível definir o raio de alcance da divulgação, faixa etária, sexo, dentre outros filtros para geração de novas ações.

5 - Relacionamento e Customer Experience

Além de ser um espaço para produção e divulgação de conteúdo, a mídia social também é um canal ideal de relacionamento com o cliente. Pelo conceito de Customer Experience, não basta apenas vender um bom produto para agradar o consumidor, mas oferecer uma experiência que vá além da venda para que ele se lembre da marca e siga se relacionando com ela.

As redes sociais criam essa oportunidade de contato que amplia a experiência do usuário. Esse relacionamento impacta no nível de satisfação do cliente, gerando engajamento e fidelidade com a marca.
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