O celular ultrapassou o computador como dispositivo mais utilizado para o acesso à Internet. A exposição à publicidade no mobile duplicou.

26/09/2016

google-mobile-friendly1

Por www.adnews.com.br

O mobile é tão usado para “conversar” quanto para fazer ligações (90%). Isso indica como o texto tem substituído a voz nas comunicações eletrônicas para mais pessoas e por mais vezes por dia. Também cresceu todo e qualquer tipo de atividade feita pelo celular: acessar e-mails (85%); navegar na internet (87%); buscar notícias, empregos e viagens (71%) e fazer chamadas (89%). Os dados fazem parte do MMA Mobile Report Brasil 2016, organizado pela MMA Latam e realizado pela Millward Brown Brasil e a NetQuest, com patrocínios das empresas Adobe, Adsmovil, In Loco Media e Logan. O estudo foi realizado com 1.200 homens e mulheres de 14 a 55 anos que possuem um aparelho celular ou tablete com acesso à internet.

Os maiores momentos de contato com o celular se dão ao acordar, na hora do almoço e ao deitar. Os Millenials são a geração que têm uma relação muito mais constante com os celulares, presentes em todos os momentos de ócio deles. Enquanto o brasileiro passa, em média, 3 horas e 14 minutos navegando no celular todos os dias, os Millenials ficam 4 horas por dia conectados à internet por meio de um dispositivo móvel.

Publicidade

Os usuários de internet estão mais propensos a clicar em publicidade online. Em 2015, apenas 41% afirmava não clicar em nenhuma propaganda, em 2016 este número reduziu para 32%. A exposição à publicidade no mobile praticamente duplicou desde 2015. O Youtube ultrapassou o Facebook e se tornou a rede onde os usuários mais reconhecem a visibilidade da publicidade. A atenção dedicada às mensagens publicitárias também aumentou consideravelmente. Em 2015, 30% dos Millenials nunca davam atenção à publicidades na internet versus 22% no estudo de2016. A parcela desta geração que sempre dá atenção à publicidade na internet saltou de 9% para 13%, o mesmo ocorreu com o grupo que às vezes prestava atenção, que subiu de 62% para 65%.

As diferentes gerações são unânimes ao apontar “casa” como o melhor local para ver propaganda. O segundo melhor local para a geração Millenials é em um estabelecimento público, enquanto a geração X prefere quando está viajando. A média dos usuários que não clicam em publicidade online em hipótese alguma caiu de 41% para 32%. Os millenials se destacam como os mais resistentes (37%). As fotos de produtos aparecem como o formato de publicidade melhor aceito entre todas as gerações e o interesse na marca é a principal motivação para ver as propagandas.

Compras

Aproximadamente 4 em 10 usuários já efetuam compras via aplicativos. Compras de roupas, taxis e ingressos são as transações mobile mais realizadas pelos users. Os millenials são os que mais investigam comentários e recomendações de marcas e produtos antes de efetivar uma compra. As três principais categorias de interesse de cada geração são: Millenials: 1º celulares e informática/ 2º moda e acessórios/ 3º perfumes e cosméticos; Y: 1º celulares e informática/ 2º eletrodomésticos/  3º moda e acessórios; X: 1º celulares e informática/ 2º eletrodomésticos/  3º TV, Som, DVD, Fotos; Bommers: 1º eletrodomésticos/ 2º celulares e informática/ 3º TV, Som, DVD, Fotos.

Aplicativos

Outro dado que chama a atenção na pesquisa é que o uso de aplicativos é cada vez mais comum entre as pessoas. Atualmente, os brasileiros usam em média oito aplicativos por semana contra seis em 2015. 83% responderam que fazem download de novos apps e 34% possuem até dez apps em seus aparelhos. Redes sociais são tão comuns e frequentes entre os usuários quanto o uso do celular para falar ou trocar mensagens. Facebook, Instagram e Snapchat são as redes sociais que mais diferenciam os mais jovens (millenials) dos mais velhos (boomers).
VOLTAR