Por que conhecer o perfil dos seus consumidores potencializa o seu negócio online?

26/06/2015

Você já havia parado para pensar que conhecer o perfil dos consumidores pode ajudar muito no sucesso do seu negócio online? A segmentação de mercado também é válida no comércio eletrônico, onde comportamento, localização e hábitos de consumo podem ser analisados, assim como se faz nas lojas físicas.

Dentro da estratégia comercial e de relacionamento montada para o comércio online, está a capacidade de diferenciar as preferências do seu público alvo. Uma base de dados bem alinhada permite com que o usuário receba apenas aquilo que ele quer consumir. Antes de qualquer ação importante você precisa saber como aquele consumidor age em relação às compras.

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Lembre-se: de nada adianta disponibilizar ofertas para quem não as quer receber naquele momento. A técnica é válida para estratégias de envio de e-mail marketing, bem como para as mídias sociais, onde principalmente o público mais jovem interage com as marcas na busca de bons conteúdos, e de um atendimento pessoal e instantâneo.

Então, você realmente conhece o seu consumidor?


Você saberia dizer, quantas compras seu consumidor fez nos últimos meses? E aqueles que abandonam o carrinho antes de concluir a compra, fizeram isso por qual motivo? Você já pensou em se comunicar separadamente com cada uma dessas realidades?

Para todos os tipos de consumidores online, é possível fazer um mapeamento que busque encontrar as dificuldades de cada um, e a partir daí montar a estratégia ideal.

Existem usuários, por exemplo, que tem a necessidade de um contato humano com a marca para tirar dúvidas sobre prazos de entrega, ou mesmo sobre frete e outras especificações do produto. Nestes casos, seu site disponibiliza um atendimento online via chat? Essa pode ser uma alternativa interessante no aumento das vendas, para públicos que apresentam esse comportamento.

Outro perfil que precisa ser analisado dentro de cada loja virtual é o “disperso”, esse consumidor, um dos mais comuns dentro do e-commerce, costuma abandonar o carrinho antes de concluir a compra.

compras-consumidorMas, por que isso vem acontecendo dentro do seu site? A questão são os custos para envio da encomenda, o valor total do pedido, ou ele acaba saindo porque simplesmente decidiu não comprar naquela hora?

São nessas questões, bastante corriqueiras, que se pode entender o usuário e oferecer-lhe vantagens, seja quando se loga novamente no sistema da loja, ou mesmo através do envio de um e-mail especial, por exemplo. Há pesquisas que indicam que quando esses usuários recebem um e-mail da loja, o abandonado chega a diminuir em 30%.

Para todo motivo de desistência do cliente há soluções simples que podem trazê-lo de volta à loja, e fazer com que tenha uma experiência diferenciada de compra. Não sabe onde, nem por que seu negócio não vem dando certo? Venha tirar as suas dúvidas conosco.
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