168 milhões de brasileiros já são mobile. Sua empresa também?

11/07/2016

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Uma recente pesquisa da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV-SP), divulgada no mês de abril, mostrou que 168 milhões de brasileiros já usam smartphones. Um crescimento de 9% em relação a 2015.

E é quase impossível imaginar como pode ser a nossa vida sem eles, ou como já foi antes da chegada desses amados aparelhos móveis. Para os próximos dois anos, a expectativa é que o país tenha em torno de 236 milhões de aparelhos desse tipo nas mãos dos brasileiros, o que representa um crescimento de 40% em relação ao momento atual que vivemos.

Além de nos ajudar em diversas atividades pessoais e profissionais, são eles que nos fazem ter uma conexão em tempo real com o mundo todo, e são nestas buscas que são inseridas principalmente empresas com seus produtos e serviços. No mundo da moda, por exemplo, a participação de buscas no mobile atingiu o pico de 62% – e 16,2% dos compradores de moda só acessam a internet por meio de dispositivos móveis.

Essa mudança, que não pode mais ser tratada como novidade, é muito bem conceituada por Bruno Nardon, vice-presidente do GFG LatAm e co-fundador da Kanui, no portal Proxxima:

As empresas ainda separam apenas 5% do orçamento em publicidade para aparelhos móveis, segundo dados divulgados pelo Google no evento Mobile Day em 2015. Ou seja, ainda estão muito aquém no uso do potencial do mobile considerando o investimento aplicado à plataforma.

As empresas que ainda não estão inseridas nesta nova realidade precisam adaptar suas estratégias e começar o desenvolvimento do site pensando no conteúdo e na plataforma mobile antes do desktop. Isto é, se mais da metade das buscas por marcas ou categorias já são via celular, o conteúdo para esse dispositivo deverá ser relevante ao usuário mobile.

Seguindo esse raciocínio, não só os desenvolvedores devem ser mobile first, mas também toda a empresa, do estagiário ao CEO, precisa pensar na experiência que o usuário terá ao navegar no site mobile ou aplicativo da empresa.

Para que essa mudança se torne possível, incentivos, novos hábitos e processos claros devem ser adotados. As pessoas que estão no dia a dia da empresa e que conhecem a fundo seus serviços, produtos e processos são fonte dos maiores insights e melhorias das plataformas mobile.

Portanto, algumas perguntas precisam ser respondidas ou refletidas pelas marcas: Todos os funcionários utilizam os serviços mobile de sua empresa? Como incentivá-los a utilizar? Existe um processo de melhoria e feedback interno no qual os funcionários podem opinar e ajudar a melhorar os serviços mobile?

O mobile, sem dúvida, oferece infinitas possibilidades às marcas para se comunicarem com os consumidores. Um exemplo disso são as recentes mensagens automatizadas lançadas pelo Facebook. As mensagens são respondidas em tempo real para os consumidores, que podem utilizar a ferramenta para esclarecer dúvidas, comprar produtos e fornecer informações de forma automática, por meio de robôs.

Ainda há muito a ser explorado pelas empresas no universo mobile e, também, muito a ser absorvido pelos consumidores que não estão totalmente adaptados a essas plataformas. A tendência é que sua aceitação cresça a cada dia, multiplicando as oportunidades das marcas e as opções para os consumidores.
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