As 10 dicas de ouro para a sua loja virtual decolar de vez

22/02/2016

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Já citamos aqui as inúmeras vantagens de se ter um negócio online. Além de custos reduzidos, é possível também atingir mais pessoas, de qualquer lugar do Brasil e do mundo.

Apesar das facilidades do segmento de criar e colocar a loja no ar, manter-se neste meio nem sempre é uma tarefa simples. Pensando nisso o site E-commerce Brasil trouxe um checklist, preparado pela Luane Silvestre, com os principais erros que se deve evitar para aumentar as possibilidades de se destacar no e-commerce:

1. Domínio pouco explicativo

O endereço da sua página não apenas diz muito sobre ela, mas também influencia o volume de acessos. Recomenda-se que, além do nome da sua marca, sejam usadas palavras-chave referentes ao segmento. Além disso, seu domínio precisa ser relativamente curto e fácil de ser escrito.

2. Layout sem apelo visual

Quem nunca perdeu o interesse ao acessar uma página por causa do layout poluído ou fraco? Na internet, com a infinidade de e-commerces e o pouco tempo que as pessoas estão dispostas a passar em cada um, é preciso possuir um visual interessante para atrair a atenção do visitante logo nos primeiros segundos.

3. Usabilidade em segundo plano                                                   

Juntamente ao aspecto visual do layout, a usabilidade é fundamental e não pode ser ignorada. Considere como seria a experiência do visitante ao navegar em sua loja virtual: os menus são bem organizados e intuitivos? O checkout contém todos os recursos de que precisa?

4. Informações confusas ou incompletas

Certifique-se de que todas as informações do seu e-commerce estão claras e devidamente expressas. Ofereça dados de contato objetivos e completos, seja o mais detalhista possível nas páginas de Perguntas Frequentes e Política de Trocas e Devoluções. Disponibilize para seu consumidor em potencial todo o conhecimento de que ele pode precisar. Isso transmite credibilidade e aumenta as chances de conversão. 

5. Apresentação fraca dos produtos

Em uma loja física, além de obter informações sobre um determinado produto, o interessado pode vê-lo e tocá-lo. Isso não é possível no e-commerce, portanto, é preciso caprichar na apresentação de cada mercadoria para que a experiência de compra não seja menos interessante ou completa.

Tire boas fotos, em diferentes ângulos, para que o visitante possa visualizar o item como um todo, dê sugestões de uso.

6. Poucas opções de pagamento e frete

Muitas pessoas confiam e estão acostumadas a comprar apenas com determinados gateways ou formas de pagamento, por exemplo, e podem se sentir inseguras se o seu e-commerce não disponibilizar opções diversificadas. O mesmo acontece para o frete: cada um tem sua preferência pessoal, e o ideal é abranger o máximo de escolhas possível. 

7. Parceiros desalinhados com a proposta

Escolha fornecedores, plataforma, gateways de pagamento e transportadoras cuja qualidade e dedicação estejam alinhadas com o conceito vendido pela sua marca. Certifique-se de que todos valorizam a entrega de um serviço com excelência tanto quanto você e a sua equipe. 

8. Atendimento ao cliente insatisfatório

Oferecer um bom atendimento ao cliente não é diferencial, mas requisito mínimo para todo empreendimento. É preciso não apenas preparar bem o seu e-commerce para possíveis consultas, mas também estar disponível no pós-venda para qualquer suporte que se faça necessário.

9. Poucos benefícios para o consumidor

Segundo uma pesquisa da E Consultancy, 85% dos consumidores apontam o frete grátis como o fator mais atrativo, mas você também pode investir em cupons de desconto, promoções e brindes. Use sua criatividade a seu favor! 

10. Baixo investimento em marketing digital

Embora as lojas virtuais possam ser acessadas a qualquer momento e de todos os lugares do mundo, você não pode simplesmente colocar a sua no ar e esperar que seus potenciais clientes a encontrem “por acaso”. Vale a pena considerar manter presença em algumas redes sociais, investir em estratégias de SEO, e-mail marketing e até mesmo anúncios pagos. Se a visibilidade é grande, a concorrência não se faz menor.

Não limite suas possibilidades de crescer. Aprimorar-se é se destacar no nicho que escolheu para o seu negócio. Dedique-se, e qualquer dúvida, entre em contato conosco!
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