Conheça as métricas que vão fazer você mudar as suas estratégias no e-commerce

12/11/2015

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Aumento de fluxo? Taxas de conversão? As métricas vindas do Google Analytics são cada dia mais presente para elaborar as melhores estratégias no e-commerce. Conhecer cada detalhe do seu negócio online é o que faz você vender ainda mais.

A forma como compramos vem mudando. E a cada dia, mais e mais pessoas optam pelo comércio online tanto para vender quanto para consumir.

Comprar online é mais cômodo, seguro, e na maioria das vezes muito mais econômico. Sem levantar do sofá você compara preços e vê as melhores recomendações sobre o produto que deseja.

E não é só o consumidor que sai ganhando com as vantagens do virtual. Há algum tempo, mensurar as operações dentro do e-commerce e avaliar hábitos tem sido informações preciosas e que sim, rendem muito às marcas.

O que na loja física se tornava quase impossível, no ambiente virtual é bem diferente quando o assunto são métricas. Número de visitantes, quantidade de pedidos e até mesmo abandono do carrinho, sem falar nas ações de marketing, conseguem trazer para os gestores respostas sobre o que vem dando certo e o que precisa melhorar.

Uma marca como Amazon ou Lojas Americanas não está apenas se destacando no seu e-commerce porque tem mais recurso, além disso, ela tem profissionais que sabem explicar perfeitamente como anda o negócio, se perguntando a respeito. Afinal, as decisões certeiras dessas empresas se baseiam em dados colhidos diariamente.

Que tal começar a subida ao topo como os grandes varejistas? Veja as melhores métricas do comércio eletrônico que você e sua marca precisam conhecer para uma loja de sucesso:

Custo de Aquisição de Cliente (CAC)


Nada mais é do que a quantia de dinheiro que você tem que disponibilizar para conseguir um cliente, e passar a direcionar tráfego para a sua loja. É todo o valor investido para que uma pessoa atravesse o funil de vendas, seja por meio de SEO, campanhas publicitárias online, e-mail marketing...

Taxa de Conversão (TC)


A partir do momento em que você recebe o tráfego, é preciso entender quais e quantos visitantes estão comprando. É isto que revela a taxa de conversão. Quanto maior esta taxa, melhor.

Abandono de Carrinho


É uma métrica essencial para você entender o porquê a sua taxa de conversão está baixa. E que fatores estão levando seus visitantes a abandonarem o carrinho de compras e não comprarem na sua loja.

É claro que muitas pessoas desistem de comprar, mas às vezes isso pode significar que você apresenta preços altos de frete ou prazos ruins, por exemplo. É na análise das métricas que você vai saber em que ponto seu cliente desistiu da compra.

Ticket Médio


É muito importante entender a quantidade de dinheiro que cada cliente traz para a sua empresa por meio de cada pedido. Você vai dividir o valor total de vendas realizadas em um período determinado pelo número de clientes atendidos na mesma ocasião.

A partir de tamanho de encomendas, quantidades e valores que você consegue montar novas estratégias para o seu nicho.

Taxa de Rejeição


Sabe quando o cliente visita a loja, faz apenas uma compra e nunca mais aparece? Esta é a chamada Taxa de Rejeição. Para não ter altos índices desta taxa na sua loja, é necessário entender se isso realmente acontece com você na análise de métricas e então partir para ações de fidelização de clientes.

Curto por Aquisição (CPA)


É esta métrica que vai demonstrar seus gastos com publicidade para atração de clientes, sejam eles por meio de inscrição em formulários, ou aquisição de leads. A meta é sempre reduzir custos.

 

É claro que muitas outras métricas são essências para o crescimento do seu negócio, como taxa de pedidos, giros de estoque... Mas para o começo das suas operações é importante focar nessas possibilidades.

A fidelização do seu cliente custa menos do que a aquisição de muitos novos, e só assim que seu negócio tem estabilidade e confiança de mercado.

Ficou interessado em entender um pouco mais sobre métricas? Faça um contato conosco!
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