Mobile first: Você precisa pensar diferente na hora de construir o seu site

22/10/2015

A ideia geral do mobile first é bastante simples, dizem os especialistas, primeiro você desenvolve a versão mobile do site, e só depois aquela para o desktop. Assim, você conquista a sua capacidade de sintetizar ao máximo as informações e considerar somente o que é relevante quando for partir para o desktop.

A febre dos smartphones veio para ficar, e as restrições de espaço devem ser respeitadas para entendermos a melhor experiência dos usuários, afinal, agora temos uma tela pequena e o mouse é a ponta de nossos dedos.

Is Content Marketing Social Media Marketing

Se há algum tempo atrás se estudou sobre a chegada dos dispositivos móveis e como disponibilizar conteúdo para estes pequenos aparelhos, hoje esta é uma realidade, e o momento de limitar o espaço de todo conteúdo de um site para o celular chegou.

Imagens maiores que a tela, botões e campos de formulários muito pequenos e próximos um do outro tornam a experiência difícil e com a possiblidade de o usuário pressionar os elementos próximos todos juntos.

São nestas dificuldades que se coloca o Mobile First como uma das melhores formas para abordar-se o design responsivo, ou seja, o design pensado exclusivamente para o mobile.

Não há como fugir, hoje a maioria dos usuários está no celular, e o tempo que passávamos muitas horas na frente do desktop não existe mais. É preciso focar o design dos sites para o mobile, e não mais, exclusivamente para o computador.

 

A disposição das informações faz toda a diferença


No mobile há uma limitação de espaço lateral, o que torna a disposição linear, de cima para baixo, muito mais comum. É o momento de se pensar na prioridade de conteúdos e no fluxo de leitura que irá conduzir a experiência do usuário dentro do site.

É importante entendermos também, de uma maneira bem prática, que quando procuramos alguma informação no smartphone muitas vezes estamos no trânsito e precisamos encontrar de forma rápida as informações em um site.

Um bom exemplo disso é quando buscamos o endereço de um restaurante e estamos parados no trânsito. Esta informação tem que ser demonstrada de maneira ágil. Diferentemente se estivéssemos no desktop, em casa, com todo tempo livre para entrar no site e navegar por fotos, cozinha ou opções de cardápio.

E é estudo de UX (já abordamos o tema aqui no blog), e a necessidade de se entender sobre comportamento que vai demonstrar os melhores resultados para o usuário.

Entenda que apesar de o desktop nos fornecer maiores possibilidades de apresentar sites esteticamente bonitos, muitas vezes eles não conseguem ser também funcionais, e acabam pecando na organização de conteúdos, ponto essencial para o internauta.

Resumindo, cada vez mais ao se estar conectado ao mobile first, o usuário consegue uma experiência intuitiva e agradável. E o crescimento do seu site vai depender da adaptação do seu negócio para proporcionar aos seus consumidores a comodidade que buscam na web.
VOLTAR