Qual a diferença entre Adwords e SEO?

11/03/2015

Para quem já está acostumado com publicidade digital, a diferença entre os dois serviços é bem notável. Mas para quem está iniciando agora seus negócios na internet, a dúvida ainda é grande. Sendo que ambos são trabalhos feitos na página de busca do Google, como diferencia-los?

Qual a diferença entre Adwords e SEO?


Se pudéssemos resumir a diferença entre os dois em duas palavras, seriam: dinheiro e rapidez.

O Google Adwords é um serviço oferecido pelo Google, onde as empresas compram palavras-chave (termos de busca) e seus sites aparecem no topo da página de buscas. O custo para ficar no topo da página do Google pode variar de acordo com o seu site e os seus produtos. O Google reserva os três primeiros lugares e toda a segunda coluna para os anúncios pagos, e para diferencia-los, eles tem um fundo levemente amarelado (ou em atualizações mais recentes, ele tem um selo em amarelo escrito "anúncio"):

Qual a diferença entre Adwords e SEO?

Qual é o ponto positivo de se anunciar no AdWords? Como você estará pagando para o Google para ficar melhor posicionado, seu anúncio ficará no topo e você terá mais chances de receber um clique em seu site, diferente de estar mais abaixo da página ou na segunda página de pesquisas. Além do mais, outro ponto positivo é a rapidez, basta iniciar a campanha de links patrocinados que seu site já pula para a primeira página do Google.

Porém, como nem tudo são flores, um grande ponto negativo do Google AdWords é que, assim que o seu orçamento acabar, você some da página do Google. Ou seja, as visitas vindas através do Google vai depender diretamente do seu orçamento para publicidade digital. Esses anúncios podem ser feitos de duas maneiras: CPC (custo por clique) onde você paga por cada clique dado em seu anúncio ou via CPM (custo por mil visualizações) que a cada mil visualizações do seu anúncio, você paga um valor estipulado.

Existem também uma série de outras coisas que devem ser avaliados, como por exemplo o leilão de anúncios. Como existem vários lugares para os anúncios, quem fica no topo são os que se dão melhor no leilão de anúncios. O leilão de anúncios é feito da seguinte maneira: Quem está pagando mais + qualidade do anúncio. Por isso é importante que, para links patrocinados, você contrate uma agência de qualidade que saiba criar anúncios de qualidade e trabalhar o seu orçamento de maneira correta.

Qual a diferença entre Adwords e SEO?

Sobre SEO, antes vamos explicar uma coisa: Busca Orgânica não é SEO. Busca orgânica é todo o resultado que o Google mostra e que não seja patrocinado. Ou seja, se você pesquisar o nome da sua empresa no Google e ela aparecer, parabéns, você já está na busca orgânica. Mas isso não tem nada de especial, pois existem mais de 3 bilhões de sites que aparecem na busca orgânica do Google. Bom, se existem tantos sites indexados no Google, como faço para - sem pagar - aparecer na primeira página do Google?

É aí que SEO entra. O Search Engine Optimization nada mais é, do que algumas boas práticas aplicadas por profissionais, que fazem com que sua página saia da 13ª página (por exemplo) para a primeira página de pesquisa sem pagar nada para o Google. Diferente do AdWords, quando você está numa Busca Orgânica, todas as visitas para o seu site são de graça.

Os pontos positivos do SEO é que você não gasta com anúncios e suas visitas não estão limitadas pelo seu orçamento. Vamos dar um exemplo:
900 pessoas buscam por "Calça jeans" no Google.

No Google AdWords, você está anunciando R$ 100,00 reais em "Calça Jeans". Cada clique custa R$ 0,50

Ou seja, das 900 visitas, você recebe 200 visitas e depois seu anúncio some, pois seu orçamento acabou.

Já com o SEO, você estará na primeira página do Google sem pagar nada. Mesmo recebendo 200 cliques, 400 cliques ou todos os 900 cliques, seu site continuará lá, pois para o Google, seu site é relevante para quem está pesquisando, mesmo que você não tenha pago.

O SEO lhe pareceu bem mais interessante do que o Google AdWords, não é mesmo? Porém, não é tão fácil e rápido quanto um link patrocinado. Para que seu site fique bem posicionado na primeira página do Google, é preciso que uma equipe de profissionais analise o seu site e faça uma gama de melhorias nele, para que o Google considere ele mais relevante para os usuários do que o site do seu concorrente. Ou seja, o trabalho do SEO é convencer o Google de que seu site é mais importante do que o do seu concorrente e por isso, merece ficar no topo das pesquisas.

Porém, esse é um trabalho lento e com resultados que vão aparecendo aos poucos. Não há como "enganar" o Google, é necessário fazer cada passo com muito cuidado e verificar se está tudo correto. É importante contratar uma agência de SEO que realmente sabe o que faz. Isso porque, se alguma coisa for feita errada ou fazer algo que o Google considera como manipulação de resultados, ele pode penalizar o seu site: você é banido para sempre das buscas do Google. Ou seja, nunca mais seu site aparecerá nas buscas do Google e você perderá todas as visitas vindas de pesquisas no Google.

O SEO e o Google AdWords são grande amigos e devem, com toda a certeza, serem trabalhados em conjunto. Dessa maneira, sua empresa consegue otimizar os cliques vindos do Google e direcionar todo o tipo de tráfego. Se ainda tiver dúvidas, entre em contato com a agência Lemon 6
VOLTAR