A experiência do usuário (UX) como estratégia digital

08/10/2015

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Quando buscamos definir uma experiência, associamos as sensações que algo nos provoca a partir de como definimos a realidade. É a forma como nossos sentidos dizem para o cérebro como estão vendo, tocando, ou ouvindo determinada coisa.

Tanto quando nos deparamos com algo que nos decepciona, ou com algo que gostamos muito, nós acionamos os gatilhos de experiência.

Esta experiência também está diretamente associada à tecnologia e a comunicação. É a experiência de uso. Ela se associa à forma como utilizamos algo, e o que aprendemos a partir disso.

Quando se fala em projetos de comunicação, os profissionais responsáveis por entender o público-alvo de determinado produto, seus hábitos e costumes, e principalmente suas necessidades, indicam as oportunidades de se trabalhar esta experiência.

Em um mercado online cada dia mais competitivo, a experiência do usuário em um site, aplicativo ou e-commerce, tornou obrigatória a busca por alternativas que garantam o sucesso de um produto ou serviço.

A UX e as expectativas do usuário


Para focar na satisfação e melhor experiência do usuário, considera-se a User Experience (UX). O conceito UX caracteriza a relação entre empresa, produto ou serviço, e seu público. O intuito é tornar a experiência do público-alvo com a marca ou empresa algo agradável e que realmente funcione.

Mas como obter isso dentro do meu site? São justamente regras básicas de experiência que pautam a satisfação do usuário. Veja algumas simples e muito importantes:

- Aplicações simples de uso: aqui funciona muito bem aquele clichê, “menos é mais”.

- O usuário deve encontrar tudo o que precisa com qualidade e originalidade. E tudo o que encontrar precisa ser de utilidade para ele.

- O acesso às informações deve ocorrer de maneira facilitada, com arquitetura dentro do site, trazendo cada item de forma hierárquica.

- Navegação facilitada: o usuário espera sempre encontrar o que precisa em poucos cliques, e de forma eficiente.

Mas antes, não hesite em realizar pesquisas com o público alvo e também em outras plataformas. Pense no usuário realmente como em quem vai testar, opinar e avaliar o que você desenvolveu para ele. Só assim o projeto é construído com mais assertividade para a conquista dos melhores resultados.

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É o UX que faz com que um produto ou serviço seja mais bem aceito pelo usuário, a produtividade, vendas e revendas seja otimizada, a diminuição de custos com manutenção aconteça, e na união de todos esses fatores, haja vantagem competitiva e aumento dos lucros.

Quando a boa experiência que o usuário almeja é conquistada por ele, o retorno disso vem da fidelização do cliente, e em muitos casos de sua satisfação transmitida espontaneamente em redes sociais.

Ninguém consegue projetar sozinho a real experiência de cada cliente, mas consegue aprender com o feedback deste usuário, e principalmente, realizar a correção de problemas a partir de dados coletados e sua criteriosa análise.

Sendo assim, é a partir das expectativas alcançadas que se proporciona qualidade em seu serviço e garantia de satisfação desde o primeiro momento em que o usuário acessa um site, e-commerce, ou utiliza um aplicativo.

Interessou-se pelo assunto e quer saber mais sobre as necessidades do seu usuário? Venha nos visitar, a gente faz esta análise estratégica junto com você!
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