O feedback do seu consumidor vale ouro

27/08/2015

feedback vale ouroAs pessoas não assistem a um filme que possui somente críticas negativas, ou vão jantar em um restaurante sem nenhum comentário a respeito de atendimento ou comida. É por isso que o feedback do seu consumidor vale ouro.

A opinião de outras pessoas é de extrema importância para um possível comprador. Procurar saber por meio do feedback se um produto ou marca é confiável já é rotina, principalmente na internet, local em que as pessoas têm ainda mais receio na hora de fazer uma compra, seja pela loja que buscaram o produto ou pela marca que é nova naquele cenário.

Cruzar informações de vários canais digitais já é prática comum na internet, e permite formar uma opinião muito próxima da realidade para ajudar tanto o cliente quanto a empresa.

O novo consumidor está sempre de olho em seus direitos


Um processo de compra de qualquer consumidor passa por alguns níveis, que vão desde sua busca por informações sobre produto, até a reação pós compra, seja ela de satisfação ou não.

A forte inserção do consumidor na internet o tornou uma figura ativa (principalmente nas redes sociais) quando o assunto é feedback com produtos, marcas ou estabelecimentos. O novo consumidor está sempre de olho em seus direitos, e demonstrar seu retorno sobre qualquer experiência se tornou tarefa primordial, ainda mais se este feedback precisar ser negativo.

Nos meios digitais, tanto a opinião de amigos quanto de pessoas desconhecidas fornecem pesos iguais no feedback sobre o produto. Na internet, o consumidor lê, cria e compartilha as suas experiências e avaliações.

Realizar o feedback da sua empresa a partir de um canal de relacionamento com seus clientes é a melhor forma de aprender com os erros cometidos, e ainda, caminhar lado a lado com eles.

As empresas existem para solucionar o problema de alguém, portanto é importante entender esse problema, saber como resolvê-lo melhor, entender como quem passou pela situação gostaria que ele fosse solucionado, para só assim o negócio ter continuidade.

Escute seus clientes em diferentes meios


Empreendedores devem estar sempre alinhados com seus consumidores. Antes de iniciar qualquer ação é interessante validar a impressão verdadeira e principalmente, imparcial das pessoas pesquisadas. Manter um relacionamento com quem paga pelo seu produto ou serviço é vital. Mas como fazer isso?

- A boa sacada nas redes sociais é que grande parte de quem está na internet nem imagina que as suas publicações estão sendo monitoradas, por isso elas costumam postar realmente o que pensam sobre marcas, produtos ou pessoas. É neste quesito que as ferramentas de monitoramento atuam para descobrir tanto o que internautas estão falando sobre a marca quanto como o concorrente está atuando no cenário.

- Os questionários via e-mail, produzidos de maneira objetiva, sem longos processos, devem ser utilizados de maneira estratégica para trazer máximo ganho com o feedback obtido. Oferecer algo em troca, como desconto ou brinde, estimula a participação.

- As plataformas de editoria de opinião funcionam muito bem para que após a compra, o cliente receba um e-mail solicitando como foi a sua experiência. O feedback enviado é publicada no site da loja que assina a plataforma. Após a compra, este se torna o primeiro momento de o consumidor manifestar-se livremente sobre o que achou do produto. A prática chega a aumentar em 20% as vendas.

Estes são apenas alguns dos exemplos de feedback que você pode aproveitar de maneira positiva para a sua marca. Tenha um canal de atendimento e recebimento de críticas que solucione problemas e foque na experiência do público. O importante é não se omitir se os resultados forem negativos, e nunca tomar as críticas como ofensa.

Resolver o problema e tornar o relacionamento com o cliente prazeroso torna o seu negócio ainda melhor. Afinal, a verdadeira essência do feedback é o aprimoramento, e ele sim, vale ouro.
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