Planejamento precisa ser o foco das estratégias de marketing digital

06/08/2015

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Atualmente vive-se um cenário em que o marketing digital se tornou muito promissor para os negócios. Com mercados cada vez mais competitivos, é essencial para qualquer empresa aprender a ter sucesso nas mídias, e é, principalmente, a falta de estratégias eficazes que impedem o alcance dos objetivos dentro do digital. É preciso ter uma visão geral do mercado e entender o contexto no qual se quer estar inserido.

É importante tirar proveito de todas as formas de interação e envolvimento entre marcas e consumidores. Mas será que toda marca está disposta a esta inclusão online? Os gestores estão sabendo aproveitar essa oportunidade?

O cenário é o mais promissor possível para os negócios online. O número de usuários da internet já chega há 3,2 bilhões no mundo, sendo que a sua maior parte fica em países em desenvolvimento. Neste ano já são sete bilhões de assinaturas de conexão móvel em todo o mundo, e estima-se que até o final de 2015, 69% da população mundial já conte com internet 3G.

A capacidade de uma marca crescer na economia atual se dá exatamente na sua também capacidade de adaptar-se às mídias digitais. Se colocar a frente da concorrência é abusar de todas as ferramentas que hoje são disponíveis para relacionamentos em escala global.

Marketing online estruturado para o e-commerce


Em um mercado cada dia mais competitivo, quem escolhe entrar no meio virtual, principalmente àqueles que optam pelo comércio online, precisam estruturar o marketing digital para desempenhar papéis de sucesso dentro do seu negócio. Sem as estratégias certas, este processo torna-se apenas mais um desperdício de recursos importantes da empresa.

Exemplo disso são ações realizadas por determinadas marcas dentro do Facebook, muitas vezes desconexas com os objetivos da empresa. Investe-se em grandes quantias para alavancar o número de curtidores da marca sem um planejamento de conteúdo, interação e monitoramento.

Isso faz com que os empresários tenham realmente a sensação de que o marketing digital não traz os resultados esperados. É a vontade de apenas se destacar no meio, sem foco em planejamento sólido.

É preciso respeitar as etapas de cada estratégia adotada


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Desde o início do projeto, ainda dentro do planejamento da loja virtual, é necessário definir as estratégias de SEO. O primeiro passo são as ideias de palavras-chave para a marca ser encontrada, e desde então, conseguir maior visibilidade nas ferramentas de busca. Já com a loja no ar, e enquanto todo o processo de SEO vai amadurecendo é importante a utilização de links patrocinados na estratégia.

É interessante priorizar o tráfego orgânico oriundo do marketing de conteúdo e marketing nas mídias sociais. Dentro do marketing de busca é sempre bom privilegiar pelo trabalho de otimização, que gera tráfego qualificado e de altíssimo potencial de conversão.

A criação de um blog também faz parte de uma etapa importante, pois ela aumenta a exposição nas páginas dos buscadores, traz conteúdos para as lojas virtuais, e ainda induz para a navegação dentro da loja.

É fundamental entender que para cada estratégia adotada, há um prazo de resultado diferente. Enquanto links patrocinados têm um retorno imediato, é uma modalidade mais cara. Já estratégias de marketing de conteúdo e relacionamento, apresentam um retorno de médio e longo prazo, mas com um valor menor.

É claro que toda a estratégia tem um custo, mas é preciso levar em consideração o orçamento para que ele vise garantir a sustentação e sucesso das campanhas durante tempo suficiente, até gerar retorno. Isso evita que o sucesso da marca seja comprometido por falta de recursos na divulgação da loja virtual.

A grande dica é: planejamento. Contar com uma equipe especializada que vá focar o seu trabalho exclusivamente no marketing digital também é uma estratégia. A área digital ainda é bastante nova para muitas empresas, e o quanto antes se definir as estratégias corretas, objetivos, público-alvo e o direcionamento que a marca vai seguir daí para frente, mais rápido os resultados vão aparecendo e as metas serão cumpridas. Desenvolvimento e acompanhamento de todo planejamento têm que andar juntos.

Como estão as estratégias digitais da sua marca? Seu negócio está preparado para este envolvimento online? Tire suas dúvidas conosco, e leve sua empresa mais longe!
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