Dia das Mães: como vender mais com a ajuda do marketing digital?

16/04/2019

O Dia das Mães é a segunda data comemorativa mais lucrativa para o varejo brasileiro, ficando atrás apenas do Natal. Segundo o Ebit, em 2018 o e-commerce faturou R$2,11 bilhões na data, um aumento de 12% em comparação com o ano anterior. Além disso, o número de pedidos também teve uma alta de 2%, para 4,60 milhões, enquanto o tíquete médio registrou um aumento de 10%, para R$459.

Olhando para esses números é possível perceber que o Dia das Mães é uma excelente oportunidade para lojistas virtuais aumentarem suas vendas. Nesse ano, a data será comemorada no dia 12 de maio. E você, já começou a planejar sua campanha de Marketing Digital?

Se a resposta foi não, continue a leitura e confira algumas dicas para iniciar o quanto antes sua campanha!

Comece pelo planejamento

Assim como outras campanhas, a de Dia das Mães deve começar com um bom planejamento. Nada de deixar para a última hora! É importante começar a definir as datas importantes o quanto antes para não perder o timing.

Por exemplo: quais produtos entrarão em oferta? Em quais canais será feita a divulgação? Que tipo de conteúdo você utilizará durante o período? O momento de definir esse cronograma é agora!

Cuidado com os estereótipos

Quando for planejar sua campanha, fuja do senso comum e tome cuidado para não trazer estereótipos relacionados com a maternidade – a super mãe que se desdobra em várias para dar conta de tudo, e abre mão dos próprios sonhos pelos filhos –usados frequentemente pela publicidade.

Que tal inovar e trazer uma imagem realista sobre a maternidade, fazendo com que as mães se identifiquem com a sua campanha e criem um laço afetivo pela sua marca?

É hora de preparar o e-commerce e as redes sociais

Crie um conceito para a sua campanha e utilize-o na loja virtual e nas redes sociais, avisando os clientes que têm promoção chegando. Uma forma de fazer isso é colocar banners e pop-ups no site, além de criar postagens para as redes sociais, utilizando a comunicação visual criada para a data.

Organize o estoque a logística

Para lojistas virtuais, a logística de entrega é um dos itens mais importantes quando falamos em datas comemorativas. Pense na seguinte situação: você comprou um item online para presentear sua mãe, e ele chegou uma semana após a data. Frustrante, certo?

Atrasos na entrega, principalmente em datas comemorativas, pode resultar na perda de um cliente e em uma avaliação negativa, que irá expor sua marca para outros internautas que pensarão duas vezes antes de realizar uma compra na sua loja virtual. Por isso, deixe os prazos de entrega bem claros e tenha opções de entrega expressa.

Outro grande problema pode ser a falta de estoque ou má gestão do mesmo. Como as vendas tendem a aumentar perto de datas comemorativas, organize a gestão do seu estoque para que nenhum cliente fique sem o produto que deseja. Além disso, é importante sempre atualizar o site quando algum produto acabar, evitando que ele continue sendo vendido mesmo após esgotado.

Faça um blog post sobre a data

Sempre próximo à data há um pico de busca pela palavra-chave “dia das mães”. Que tal utilizar o SEO a seu favor e fazer um blog post sobre o Dia das Mães? Você pode dar dicas de presentes que se encaixam em diversos gostos, abrangendo os diferentes tipos de mães que existem. Dessa forma, você ajuda pessoas que estão indecisas quanto ao presente, e ainda divulga os produtos da sua loja virtual.

Lembre-se que ao trabalhar palavras-chave que tenham a ver com a data, você atrai tráfego orgânico para o seu site, já que nesse período muitas pessoas estão em busca de dicas e opções para presentear.

Não esqueça do E-mail Marketing

Quando pensamos em campanhas de marketing digital, automaticamente associamos os bons resultados ao e-mail marketing. A ferramenta é excelente para conseguir um contato direto com o cliente e garantir maior retorno financeiro. Quem não quer isso, não é mesmo?

Por isso, que tal selecionar os seus melhores produtos relacionados ao Dia das Mães e envia-los por e-mail com um cupom de desconto? Não abra mão dessa ferramenta que pode trazer muito retorno para a sua campanha!

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