Por que meu e-commerce precisa ter conteúdo nas páginas de produtos?

11/04/2019

Criar um conteúdo de qualidade para as páginas de produtos é uma estratégia essencial para qualquer e-commerce. Com bons títulos, descrições e imagens, sua marca garante novos clientes, além de passar mais credibilidade e ficar bem posicionada nos motores de busca.

Se você deseja melhorar os resultados da sua loja virtual, continue a leitura e confira as dicas que preparamos para você.

A página de produtos do seu e-commerce tem todas as informações necessárias?

Se você teve que pensar um pouco para responder essa pergunta, é porque precisa dar mais atenção ao conteúdo do seu site. Faça um checklist nas páginas de produtos e verifique se elas possuem:

- Títulos claros e objetivos;
- Descrições completas e exclusivas;
- Imagens de qualidade e que mostram os produtos de vários ângulos.

Se alguns desses itens estiverem faltando, é sinal de que a sua loja virtual precisa de mudanças. Mas calma, você não está sozinho nessa! Segundo pesquisas, somente 40% dos produtos de um e-commerce possuem descrição completa. Entretanto, se você deseja sair dessa estatística, consolidar sua loja e aumentar o número de vendas, só existe um caminho: conteúdo de qualidade.

Mas por que é tão importante investir em conteúdo no e-commerce?

Imagine que você queira comprar uma geladeira. Em uma loja física, haverá um vendedor para te passar todas as informações do produto. Além disso, você pode tocar na geladeira, abri-la e ver todos os seus detalhes de perto antes de finalizar a compra.

Já em uma loja online, não existe um vendedor para ajudar na sua tomada de decisão. O responsável por isso será o conteúdo. É através das descrições e imagens que o cliente irá decidir se compra ou não nessa loja.

Quer mais motivos para investir em conteúdo dentro do seu e-commerce? Separamos os três mais importantes:

 

  1. Melhora na experiência de compra

Cerca de 72% dos e-commerces no Brasil não possuem informações completas sobre os produtos que vendem. Entretanto, isso pode ser resolvido com ações simples, que trazem mais qualidade para a experiência do compra do consumidor.

Um exemplo simples é a categorização dos produtos. Caso um item não seja categorizado corretamente dentro do site, ele não será encontrado quando o cliente fizer uma busca. O resultado disso? Péssima experiência de compra e aumento na taxa de rejeição da sua loja virtual.

Para resolver isso, é preciso investir na descrição correta dos produtos, utilizando palavras-chave e técnicas de SEO, aliado à correta categorização dentro do site. Tais estratégias ajudam o cliente a navegar de forma mais intuitiva dentro do e-commerce, aumentando seu nível de satisfação.

  1. Aumento das conversões

Um conteúdo relevante e de qualidade dentro das lojas virtuais tem muita influência no aumento da taxa de conversão. Mas isso não diz respeito somente as descrições e as imagens. Inserir outros elementos nas páginas de produtos também evita que o cliente abandone o carrinho no meio da compra.

Mas quais elementos são esses? As avaliações e comentários de outros compradores são ótimos exemplos. Pense em você, como consumidor: ver outras pessoas falando sobre o produto que você deseja comprar influencia na sua decisão? Comentários positivos aumentam a chance de você finalizar a compra? Acho que as respostas foram sim.

Por isso, ter um campo dentro das páginas de produtos para que as pessoas possam deixar sua avaliação e, mais importante que isso, que esses reviews fiquem visíveis para todos os visitantes, é muito importante para ajudar no aumento das conversões.

  1. Boa reputação para a marca

Vamos nos colocar no lugar do cliente novamente: imagine que você comprou um produto vendo apenas sua imagem e, quando recebeu o pedido, o item era totalmente diferente do imaginado. Decepcionante, certo? Isso pode acontecer quando o site não é atualizado com novas imagens e informações dos produtos vendidos. E no fim, sua marca frustra o cliente e perde credibilidade no mercado.

Ter uma comunicação transparente com o consumidor através do conteúdo do site faz você ganhar a fidelização de quem consome sua marca, e a credibilidade para alcançar novos clientes.

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