É realmente possível mensurar resultados em campanhas de marketing online?

31/07/2015

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A mensuração de resultados sempre foi uma grande dúvida no meio do marketing e publicidade off-line. Dentro de uma campanha de televisão, rádio ou mesmo outdoor, é muito difícil definir os impactos de venda. Os profissionais da área se baseiam na comparação de suas vendas por período, sem uma indicação precisa do que realmente surte o efeito esperado. Além disso, definir de qual das mídias veio os resultados é algo bastante impossível.

Este passou a ser então, o caminho obrigatório e o principal diferencial para o marketing digital desde o seu princípio. Campanhas bem estruturadas voltadas ao online chegaram com o objetivo de trabalhar em projetos desafiadores, e dentro deles, medir perfeitamente todo o investimento. Tendo em mãos os resultados de todas as estratégias, torna-se possível identificar com precisão as mídias que melhor funcionam dentro de cada negócio e produto.

Resultados efetivos são capazes de mensurar a importância de determinados investimentos em mídias para então se extrair a eficiência de cada canal envolvido, e gerar a conversão final. Análises como essas tornam visível a compreensão ao longo das etapas do funil de compras, são elas as formas e caminhos a seguir para que cada campanha tenha sua máxima em resultados para o cliente.

Por intermédio de ferramentas importantes que o meio digital dispõe, e o Google Analytics é uma delas, consegue-se, por exemplo, analisar toda a visitação do site, ou determinadas páginas da loja virtual que estão sendo trabalhadas em campanhas, e ainda, verificar qual consegue oferecer mais conversões para aquela marca dentro daquele período, sejam elas SEO, Google Adwords ou mídia paga dentro do Facebook.

As tão comentadas métricas...


Definir métricas é estabelecer parâmetros que objetivam mensurar o desempenho do e-commerce ou mesmo das campanhas online. Cada campanha ou ação efetuada dentro da internet utiliza-se de métricas específicas, é importante sempre ficar atento aos resultados reais para o negócio que se deseja alavancar.

Dentro do e-commerce é interessante estar atento à aspectos como: quantidade de visitas, taxa de conversão e rejeição, e número de transações, para então entender se a campanha realmente está funcionando, ou ainda, se é o site que não está convertendo para o público específico. De nada adianta uma boa campanha de marketing digital, se a usabilidade da loja virtual está mal elaborada, ou o se layout está pouco intuitivo e não atende às necessidades do usuário.

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Mas quais métricas analisar?


Há quatro métricas imprescindíveis para qualquer empresa que apresente os resultados mais concretos e fundamentais para as campanhas de marketing digital, geralmente com foco em valores investidos.

Uma das mais importantes métricas do meio digital está no ROI (Retorno sobre o Investimento, em português). Seu cálculo é utilizado para definir o quanto de rendimento determinada campanha gerou para a marca. De maneira simples, ele pode ser calculado somando todas as vendas conquistadas dentro daquela estratégia, subtraindo o valor gasto com as ações de marketing.

As taxas de conversão e rejeição buscam apontar os erros e acertos de todo o processo de compra, para a partir de então resolver os problemas e desenvolver ações capazes de tornar positivos os cliques, acessos ou vendas. Com essas informações em mãos é possível resolver deficiências das campanhas e do site, transformando visitas em conversões.

O CAC (Custo de Aquisição de Clientes) é a quarta métrica importante. Ele calcula o quanto cada um dos clientes conquistados custou para a empresa. É preciso dividir o investimento pelo número de vendas conquistadas. Valores mais baixos significam que as estratégias são eficientes e trazem clientes novos a custos baixos.

Sem dúvidas, métricas e mensuração de resultados são muito importantes para as marcas trabalharem com valores reais da sua estratégia de marketing. Afinal, a internet se tornou uma excelente oportunidade de realizar negócios. Mas não basta colocar no ar um site ou e-commerce e aguardar de braços cruzados que o cliente fique sabendo sobre o negócio. É preciso organizar a casa e então investir em publicidade e marketing digital. Marcas reconhecidas se tornam referências em seu nicho de atuação.

Interessou-se sobre como mensurar seus resultados com marketing digital? Decidiu que é o momento de seu negócio entrar no universo online e ser visto? Não faça mais investimentos equivocados, fale agora mesmo com a Lemon6.
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