Por que o SEO é importante para meu e-commerce?

08/03/2015

Search-Engine-Optimization-Training-in-Mymensingh[1]

Nos dias de hoje, as lojas virtuais estão fazendo cada vez mais sucesso entre os brasileiros e os lucros vindos do mercado virtual só aumentam (A estimativa é que os e-commerces do Brasil tenham em 2015 um faturamento de R$ 43 Bilhões). Todo mundo quer uma fatia desses bilhões e com isso, muitas oportunidades e serviços são oferecidos aos donos de lojas virtuais. Um dos serviços mais conhecidos é o de SEO (Search Engine Optimization), que nada mais é, do que uma Otimização para Mecanismo de Busca. Apesar de parecer uma coisa simples, o trabalho feito por trás é muito complexo e traz um resultado mais do que satisfatório: aumenta as vendas do seu e-commerce.

SEO é importante para o meu e-commerce?


Se você já tem um e-commerce, com certeza boa parte do investimento que você faz em publicidade online é feita do Google Adwords e no Facebook Ads, não é mesmo? Esse tipo de investimento é muito interessante, porém, é limitado ao seu orçamento. Se você investir R$ 1.000,00 em Ads, você vai ter um retorno relativo a esses mil reais. O SEO trabalha de maneira diferente. Com ele, o seu e-commerce é otimizado para que os clientes que estiverem buscando no Google sobre seus produtos, encontrem ele sem que você precise pagar pelo clique. Isso é interessante pois, ao contrário do Google Adwords (onde você paga por clique), com seu e-commerce nos resultados da busca orgânica você não precisa pagar pelas visitas. Ou seja, mesmo que você não anuncie no Google Adwords, você continuará tendo visitas na sua loja vidas das pesquisas orgânicas do Google. Vale lembrar também que SEO e Adwords são amigos, não é necessário escolher entre um ou outro, pelo contrário, é indicado a aplicação dos dois para um aumento nas conversões.

Posso eu mesmo fazer essa otimização?


Você não conseguirá fazer uma otimização eficiente, mas poderá melhorar sua loja. Títulos claros e bem escritos, assim como os textos das descrições dos seus produtos no seu site, já são o primeiro passo para que você seja "bem visto" pelo Google. É indicado que um SEO seja feito por profissionais, pois são trabalhado não apenas os textos, mas também os códigos e a estrutura do site. Dessa maneira, se pessoas que não são especializadas em SEO tentarem otimizar um site, o tiro pode sair pela culatra e o site perder ainda mais posicionamento.

Indicamos que você contrate uma empresa realmente especializada. Lembre-se que SEO não é milagroso e é uma processo muito lento, que pode dar resultados a partir do terceiro mês de trabalho. Desconfie de profissionais e agências que oferecem retornos rápidos e milagrosos. Existem algumas técnicas para alavancar de maneira rápida o seu site nos mecanismos de busca, mas são técnicas banidas pelo Google. É o chamado "Black Hat". As técnicas de Black Hat consistem em enganar o Google para ficar melhor posicionado. Porém, a alegria dura pouco. Assim que o Google encontra as irregularidades de um Black Hat, você pode perder muitas posições no SERP do Google (página de pesquisa) ou até mesmo ter seu site banido para sempre. Já imaginou seu e-commerce fora do Google pro resto da vida?

Se quiser saber mais sobre SEO para o seu e-commerce, entre em contato com a gente da Lemon 6.
VOLTAR